sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A liberdade de não praticar o Bem




A presença do Mal parece implicar a ausência de Deus., mas muitas vezes, o que se quer realmente é responsabilizar a Deus pelo sofrimento das suas criaturas: “Mas de onde vem o mal se Deus é bom e fez todas as criaturas boas?”, “Porventura da matéria que ele [Deus] usou?” , “O Onipotente teria sido impotente para convertê-la [a matéria], de modo que nela não permanecesse mal nenhum?” , “Que onipotência era a sua se não podia criar algo de bom sem o auxilio de matéria não criada por ele?”
Entretanto, não se pode negar que o mal exista e que ele faz parte da vida humana de alguma forma. Ele se apresenta em todo o universo seja em catástrofes naturais como o terremoto de Boston (1755) e o tsunami, em ações humanas como o atentado de 11 de setembro ou em deficiências físicas de alguém.
O Mal segundo Santo Agostinho é dividido em três dimensões:metafísico, físico e moral. O Mal metafísico tem como principal característica a imperfeição. Pode-se notar que existem seres que são mais ou menos perfeitos em relação à perfeição ultima que é Deus, e esta carência de perfeições nos seres, é vista como um mal, tal mal é ausência de um bem, mas não tira dos seres o que lhe é devido.Já o Mal físico consiste em uma privação, ou seja, na negação de um bem natural, isto é, de uma perfeição devida à natureza de um ser; aqui o mal se apresenta com um caráter negativo, de ausência. Agostinho procura justificá-lo mediante o argumento de que o contraste dos seres contribuiria para a harmonia do conjunto.Por ultimo encontramos o mal que mais importa para o âmbito do Direito, que é o Mal moral. Isto porque, há nele a ausência de conformidade na execução de uma ação em relação às regras que devem orientá-la na realização de seu objetivo.
A partir do da idéia do Mal segundo Agostinho pode-se dizer que todo ser é bom pois, foi criado por Deus, mas este mal proveniente do próprio homem a partir do seu livre arbitro, acabam por optar por algo indevido. Dessa forma, o homem é capacitado a escolher entre algo bom e algo mau através do livre-arbítrio que lhe é concedido por Deus.
Por fim, vale ressaltar fazer o mal e saber o que é o mal são coisas diferentes pois, apesar da concepção geral da sociedade de que se deve sempre fazer o bem, não é o que geralmente ocorre na prática.Tal situação pode ser vivenciada no caso das leis criadas pelo estado para regular a vida coletiva visando a ordem e que são diariamente desobedecidas mesmo impondo sanções aos que as desobedecerem.







Um terrorista sequestra 20 pessoas em um shopping e as esconde dentro de uma sala. Nesta sala os reféns encontram-se amarrados à explosivos de grande capacidade destrutiva. Os agentes policiais recebendo o chamado prontamente se dirigem ao shopping. Ao chegar ao local estabelecem contato com o terrorista, que demanda várias exigências a serem cumpridas para a liberação dos reféns vivos, entretanto em nenhum momento conseguem ver quem está ao telefone. O comandante da operação dada a situação de grande perigo decide ordenar a invasão e acaba por prender um rapaz com as mesmas características que foram apresentadas na ligação anônima denunciando o delito, entretanto não encontram os reféns. Posteriormente a captura, começam então os policiais a perguntar ao rapaz aonde estavam os reféns. Nenhuma resposta é encontrada, uma vez que o rapaz recusava a dar as informações, sob a alegação de que não era o terrorista e portanto não sabia a localização do cativeiro. O comandante diante das alegações do jovem tenta estabelecer contato com o telefone, o qual antes o terrorista vinha utilizando, mas a ligação não é atendida. Tendo em vista o prazo estabelecido pelo terrorista, a situação começa a se agravar diante da iminente explosão caso não sejam encontrados os reféns. O Comandante nesse momento se depara com um dilema moral, filosófico e legal:

Deve torturar o rapaz em busca das informações abandonando assim o respeito à dignidade humana, sobrepondo o comunitarismo em face do liberalismo, ou até mesmo praticando um ato ilegal, que resultará na salvação de muitas outras vidas? O que você faria?

Em que momento um ser humano realizou o ato mais cruel?

Qual é o pior dos sete pecados capitais?

Qual sua opinião a respeito da legalização do uso de drogas?