quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Origem do Mal na Religião.

A origem do mal na visão da religião Católica, pode ser observada de diversos pontos de vistas diferentes, seja pela onisciência de Deus quando ele se coloca em dois lugares ao mesmo tempo, uma analogia com o “bem e o mal” poderia ser feita, Sendo ele o Bem e o Mal ao mesmo tempo ou por sua vez o criador de ambos. No programa da televisão Canção Nova, Padre Fábio de Melo uma outra visão é colocada quando ele responde a uma pessoa que pergunta sobre a origem do mal, especificamente sobre Lúcifer, se Deus não poderia perdoá-lo. Padre Fábio explica que lúcifer é um anjo que se rebelou contra Deus, não aceitou sua condição de criatura, e quis ser como Deus. Assim, Deus não criou o mal, mas nós é que o criamos em cada momento que optamos em nos afastar de Deus, por nossa própria vontade. Padre Fábio ressalta que o mais importante não é ficarmos preocupados com a origem do mal, mas devemos nos preocupar em impedir sua ação no mundo.

Segue vídeo de uma parte do programa.



http://www.youtube.com/watch?v=cTPK5XIzq_c

Um comentário:

Um terrorista sequestra 20 pessoas em um shopping e as esconde dentro de uma sala. Nesta sala os reféns encontram-se amarrados à explosivos de grande capacidade destrutiva. Os agentes policiais recebendo o chamado prontamente se dirigem ao shopping. Ao chegar ao local estabelecem contato com o terrorista, que demanda várias exigências a serem cumpridas para a liberação dos reféns vivos, entretanto em nenhum momento conseguem ver quem está ao telefone. O comandante da operação dada a situação de grande perigo decide ordenar a invasão e acaba por prender um rapaz com as mesmas características que foram apresentadas na ligação anônima denunciando o delito, entretanto não encontram os reféns. Posteriormente a captura, começam então os policiais a perguntar ao rapaz aonde estavam os reféns. Nenhuma resposta é encontrada, uma vez que o rapaz recusava a dar as informações, sob a alegação de que não era o terrorista e portanto não sabia a localização do cativeiro. O comandante diante das alegações do jovem tenta estabelecer contato com o telefone, o qual antes o terrorista vinha utilizando, mas a ligação não é atendida. Tendo em vista o prazo estabelecido pelo terrorista, a situação começa a se agravar diante da iminente explosão caso não sejam encontrados os reféns. O Comandante nesse momento se depara com um dilema moral, filosófico e legal:

Deve torturar o rapaz em busca das informações abandonando assim o respeito à dignidade humana, sobrepondo o comunitarismo em face do liberalismo, ou até mesmo praticando um ato ilegal, que resultará na salvação de muitas outras vidas? O que você faria?

Em que momento um ser humano realizou o ato mais cruel?

Qual é o pior dos sete pecados capitais?

Qual sua opinião a respeito da legalização do uso de drogas?